ESTUDO DE CASO - QUALIDADE
Problemática:
1. Curitiba, quarta-feira, 15h, empresa “A” – linha de montagem parada aguardando a chegada de um componente proveniente de um fornecedor Just-in-time.
2. São Paulo, segunda-feira, 9h, empresa “B” – dezenas de funcionários na área de produtos completando a etapa de montagem, pois faltaram peças, consequência de um lote de peças recebido com falhas de fabricação.
3. Em um lugar qualquer, em um dia de semana qualquer, em uma empresa qualquer, em uma hora qualquer, clientes saem de uma revenda, de um aloja ou de um estabelecimento comercial, insatisfeitos com o produto comprado ou com o atendimento não adequado.
Resposta do Grupo:
1. Para a empresa “A” a principal solução será obter a garantia da qualidade entre fornecedor e cliente, aderindo as Normas ISO9000, que servirá como base para execução de um contrato entre ambos, assegurando a rastreabilidade e a disponibilidade de produtos e serviços, esta formalização fornece ferramentas para a uniformidade dos procedimentos, ou seja, manter a linha de montagem sempre em funcionamento.
2. Mesmo que a empresa “B” tenha fornecedores que tenham implantado o desempenho de zero defeito, que é a busca pela perfeição em suas atividades e produtos, pode vir a ocorrer erros e falhas nas peças, neste caso a empresa deverá recorrer à garantia da qualidade.
3. Seguindo o principio da qualidade total satisfação do cliente, o primeiro passo será conhecer as necessidades dos clientes e como estes avaliam os produtos e serviços, para ter como base informações concretas como ferramenta para a qualidade, a organização deve estabelecer um processo sistemático e obter troca de informações diretas com seus clientes, devendo buscar sempre a excelência no atendimento, diferenciando-se de seus concorrentes e assegurando a satisfação do cliente.