Qualidade e Indicadores de Desempenho estudo de caso
FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM UM ESTOQUE KANBAN
Aluno: Anderson Prado, Andrei da Silva, Gabriel Pivovar, Franciele Rebelo e Marcos Beskorovaine
Professores: Klaus Rotman Dantas Santos e Morgana Toaldo Guzela
Centro Tecnológico Positivo – Logístico
04/12/2014
RESUMO
Cada vez mais as empresas buscam pela excelência nos serviços prestados e ao mesmo tempo procuram reduzir os custos. Quando as organizações implantam ferramentas da qualidade tornam seus processos mais eficientes, garantindo a melhoria continua. Na gestão de estoques garantem a disponibilidade e ao mesmo tempo evitam o alto volume dos mesmos. Não basta somente ter ótimas ferramentas da qualidade, é importante que haja um acompanhamento constante no seu funcionamento. Para isso as empresas contam com os indicadores de desempenho, que auxiliam chegar no caminho definido de acordo com a estratégia da organização, sabendo o que medir, quem medir, como medir, quando medir e quais suas metas. O presente trabalho é um estudo de caso na empresa Embrart, que atua na produção de embalagens personalizadas. O trabalho desenvolvido tem foco na gestão dos estoques, analisando também processo atual da gestão da qualidade e a utilização dos indicadores de desempenho, após realizado o diagnóstico do ambiente irá propor melhorias de acordo com o perfil da empresa.
Palavras-chave: Qualidade. Indicadores. Desempenho. Estoques
1 INTRODUÇÃO
Segundo Fleury; Wanke & Figueiredo (2009, p. 182), cada vez mais, as empresas estão buscando garantir disponibilidade de produto aos seus clientes, com o menor nível de estoque possível, dos fatores que levam a essa política de redução de estoques esta: a diversidade crescente no número de produtos; o elevado custo de oportunidade de capital; e o foco gerencial na redução do capital circulante liquido.
Para conseguir reduzir o volume de estoques é ideal utilizar ferramentas da qualidade, uma das mais utilizada é a classificação