aplica o das ferramentas da qualidade - estudo de caso
1.1 Contextualização
Com o aumento vertiginoso dos volumes produzidos desde a década de 80, com a consequente integração de milhões de pessoas ao mercado de consumo, em ciclo de realimentação positiva, onde há mais consumidores significam mais consumo, mais emprego, portanto mais empresas, mais trabalho, mais consumidores, fez-se necessário buscar estratégia competitiva para manter um posicionamento no mercado.
Uns dos motivos para esse fantástico volume de trocas é o crescente aumento de opções oferecidas ao consumidor, que é cada vez mais assediado por novos e diferentes produtos permitindo comparações e refinando seu grau de exigência e que possibilitou que a qualidade se tornasse condição básica na decisão de compra.
Obviamente as empresas foram obrigadas a criar mecanismos e políticas que permitissem satisfazer melhor seus clientes, sob pena de perderem partes do seu mercado. A Qualidade se tornou condição básica, pois a estruturação, cultura e propósitos de uma empresa mudam de forma permanente após sua implantação e é condição necessária, pois a qualidade é considerada um requisito mínimo na aquisição de qualquer produto ou serviço. O cliente somente repetirá sua compra caso tenha alcançado o valor esperado quando de sua primeira compra.
Hoje em dia qualquer empresa precisa de um setor de qualidade para identificar, analisar os principais problemas e definir medidas a serem tomadas. Por isso, as ferramentas de qualidade que tivemos a oportunidade de aprender na matéria de Estatística Aplicada à Qualidade ajudam a detectar e roteirizar ações para minimizar ou solucionar tais problemas.
Neste trabalho colocamos em prática algumas ferramentas de gestão de qualidade, com base em dados originados de uma empresa no setor de extrusão de embalagens flexíveis (Inove), os problemas foram analisados, definido um grau de eficiência e aplicabilidade seguido de um plano de ação para resolvê-los.
1.2 Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar a