trabalho individual 2013
Neste trabalho falarei acerca do IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) analisando a entrevista com uma psicopedagoga eu uma diretora de duas escolas na rede publica de educação as escolas são Antonio Santiago e Belks assim poderemos entender a importância desse método de avaliação da educação na melhora da qualidade do ensino publico no Brasil.
DESENVOLVIMENTO
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.
Ele é calculado a partir da taxa do rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar,melhor o resultado do IDEB.
Através das entrevistas realizadas pude compreender a importância que esse sistema representa para nossas escolas. Porque é através dele é que podemos identificar o que é preciso mudar para alcançar o que chamamos de uma educação de qualidade.
A primeira entrevista foi realizada com a diretora da escola Antonio Santiago. Brasileira 42 anos, casada e residente em Teresópolis ela relatou a meta de sua escola era melhorar e que o IDEB de sua escola alcançou a média de 7.1 e que a meta projetada pelo MEC era 6.0 ou seja o resultado foi satisfatório mais isso só se tornou possível porque a escola elaborou um projeto valorizando a interpretação de gráficos ,textos reforçando as matérias de português e matemática . para ela o resultado foi satisfatório porém aumentou a responsabilidade em manter a qualidade e se possível melhorar ainda mais e ela também acredita que esse resultado aconteceu porque os alunos tiveram um bom rendimento em seus anos de estudos o resultado é a soma de um trabalho bem feito do 1º ao 5º ano .
A segunda entrevista foi realizada com uma