Resumo de Ciencia versus Fé
Sobre o impacto de duas grandes revoluções, a sociologia surgiu como um modo de in, compreender de um modo cientifico a origem da sociedade até o momento atual. No momento em que a sociologia surgiu foi em uma época marcada pelo conservadorismo, liberalismo e socialismo, por tanto a sociologia teve que se esforçar para se diferenciar e conseguir seu espaço, assim como a geografia, a psicologia e etc.
O fato de que a sociologia teve que se esforçar para atingir seu objetivo e obter eu espaço, um dos grandes motivos foi que a sociologia deveria atingir um padrão de estudar a sociedade CIENTIFICAMENTE, assim como as ciências naturais havia alcançado.
Então, para entendermos o processo do nascimento da sociologia lendo esse texto, vejo que precisamos estar ciente dos principais acontecimentos da sociedade, começando pelas Revoluções – Francesa e Industrial – que foram grandes fatores para a transformação social.
A revolução industrial foi o acontecimento que tirou a sociedade da época dos campos, e de suas fazendas para leva-la até as fabricas, onde obviamente tudo era feito a partir de então por maquinas e não manualmente. A revolução industrial foi também um desenvolvimento econômico, foi onde começou a valorização do lucro, e aonde os seus funcionários ainda eram tratados como escravos.
Mais a revolução industrial mudou principalmente o ritmo de trabalho que as pessoas estavam acostumadas, mudando seu estilo e sua forma de vida, até mesmo sua cultura, e não a cultura de alguns mais da população em geral e o aumento da população devido às facilidades de escoamento da produção, assim como o incremento de atividades administrativas, educacionais, dos serviços em geral.
Com esse crescimento populacional, houve também o crescimento da desigualdade social e desigualdade das classes. Os “patrões” e os “funcionários”, na verdade tinham a relação de dono e escravos.
Porem a classe menos privilegiada, os pobres, cresceram