Relatorio Voltametria Ciclica
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Relatório 8
Disciplina: Química Analítica IV
Grupo 2
“Análise quantitativa de ferricianeto de potássio por voltametria cíclica”
Marcos Antônio Eufrásio Cruz – Nº USP 7570931
Docente: Profa Dra Adalgisa R. de Andrade
2º Semestre de 2014
Ribeirão Preto – SP
RESUMO
Na voltametria cíclica é medida a corrente em função do potencial aplicado de tal modo a provocar a oxidação e a redução de uma dada espécie. Nesse relatório será descrita a análise quantitativa de ferricianeto de potássio por voltametria cíclica. Os voltamogramas cíclicos indicaram que a oxido-redução do Fe(CN)63- é um processo reversível devido aos valores de ΔEp próximos a 0,059 mV. A corrente de pico obtida para cada voltamograma mostrou aumentar com o aumento da concentração de ferricianeto a uma mesma velocidade de varredura e aumentar com o aumento do quadrado da velocidade de varredura, conforme esperado pela equação de Randles-Sevcik. A concentração encontrada da amostra desconhecida de ferricianeto de potássio foi 7,4742 mmol/L. O valor real da concentração é 7,241 mmol/L, portanto houve um desvio em relação ao valor real de -3,12%.
1. INTRODUÇÃO
A voltametria cíclica (VC) é uma técnica eletroanalítica importante e amplamente empregada no estudo de reações redox, na detecção de intermediários de reação e na observação e no acompanhamento de reações envolvendo produtos formados nos eletrodos.
Durante um experimento de VC, a resposta de corrente de um pequeno eletrodo estacionário em uma solução mantida em repouso é excitada na forma de uma onda triangular. A onda triangular produz a varredura no sentido direto e depois no sentido inverso. No exemplo da Figura 1, primeiramente o potencial varia linearmente de +0,8 V a -0,15 V, em relação ao eletrodo saturado de calomelano, ponto no qual a direção da varredura é invertida e o potencial retorna ao seu