Resumo Crítico - As Preliminares - McGrath
Disciplina: Introdução à Teologia
Professora: Débora Santos
Andressa Lima Guerreiro dos Santos
RESUMO CRÍTICO
Analisamos o capítulo “Passo Inicial: As preliminares”, do livro Teologia sistemática, histórica e filosófica. (MCGRATH: 2005. p. 175). O autor apresenta, em termos gerais de sua obra temas básicos para o público que não têm o conhecimento profundo da Teologia Cristã, no intuito de explica-lo e prepara-lo a fazer a sua própria opinião. Neste capítulo em especial, enfoca dar base de onde surgiram e em que se baseiam essa disciplina. Nascido em Belfast, 23 de janeiro de 1953, McGrath é um teólogo cristão, apologista, professor, pesquisador, ex-ateu e considerado um dos mais influentes pensadores da atualidade.
Uma definição para teologia é o discursar sobre Deus, na explicita composição de suas palavras: theos (Deus) e logos (palavra), como reflexão a respeito de Deus (que os cristãos adoram). Esse Cristianismo surgiu em um período politeísta que adoravam a muitos deuses, e os primeiros pensadores cristãos tiveram a tarefa de distinguir o seu Deus, com os demais. Ao longo dos anos, até o inicio da Idade Média, na Europa, essa ideia se constituiu de fato, passando a ser um único Deus para todos, não somente para os cristãos. Nos séculos XII e XIII, na medida em que cresciam as Universidades, houve a necessidade de elevar os estudos da teologia, para o âmbito universitário, acadêmico e sistemático, deixando então de falar em um ser divino, para “a disciplina da ciência sagrada” (176). Foram surgindo modificações no conceito de teologia, abrindo espaços para existência de novos termos, passando a ser de uso geral. Para McGrath, o termo “teologia cristã” é estabelecido no livro, neutro de aspectos específicos, designando o estudo em si para as ideias fundamentais da fé cristã.
A teologia em si não tem origem bíblica, foi utilizada no período patrístico, como sendo as “verdades a cerca de Deus”. Como