Estudo de caso projeto singular:
Curso De Arquitetura E Urbanismo
Componente Curricular: Projeto IV
Professores:
Acadêmica:
Estudo de Caso Projeto Singular:
O projeto chamado de Singular foi desenvolvido pelo escritório EB-A Arquitetos de Gláucio Gonçalves e Marcos Eduardo da Silva, foi criado para ser uma base de criação para outros edifícios sustentáveis.
A empresa foi fundada em 2007 e traz um conceito único, que é oferecer imóveis a preços acessíveis com aspectos socioeconômicos e ambientais. Criando assim uma linguagem popular sustentável.
Imagem 1: Vista aérea do Conjunto Projeto Singular. |
Contexto
O edifício Singular procura aperfeiçoar o espaço, pois em uma área de 50 mil m² é possível construir 600 apartamentos sem deixar o conforto e o lazer de lado. O projeto tem o perfil de unir qualidade de vida e custo acessível, condições atrativas para quem pretende adquirir um imóvel.
Cada edifício possui um nicho, uma área de descontração com uma cor própria e única para estabelecer uma identidade com o morador. Além disso, os espaços verdes do pátio interno preservam árvores de espécie nativa e fachada em bambu une ecologia, baixo custo e beleza.
Imagem 2: Vista aérea do Conjunto Projeto Singular.
Seu ordenamento resulta na capacidade de associar elementos e assim construir a regra que permite estabelecer uma repetição.
Imagem 3: Utilização de bambu para revestimento na fachada
Imagem 4: Nichos coloridos
O projeto se destaca pelo uso de conceitos sustentáveis, como: * Sistemas de energia mais eficientes e menos poluentes; * Utilização de energia solar para o aquecimento dos chuveiros; * Sistema de reutilização de águas pluviais, para o uso na manutenção de limpeza nos edifícios; * Coleta seletiva de lixo; * Preservação de espécies nativas; * Desenho funcional do edifício e acessibilidade física; * Melhor qualidade de ar interno e conforto