PTS saude publica
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
SEMINARIO INTEGRATIVO
CINTIA BACKES SCHMOLLER
FRANCIELLY SARTOR
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: INTEGRANDO ASSISTÊNCIA NO MEIO FAMILIAR
Criciúma 2012
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
INTEGRALIDADE E SAÚDE COLETIVA IV
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: INTEGRANDO ASSISTÊNCIA NO MEIO FAMILIAR
CINTIA BACKES SCHMOLLER
FRANCIELLY SARTOR
Resumo: Este estudo de abordagem qualitativa foi desenvolvido em um Hospital do município de Criciúma, tendo como objetivo central desenvolver um projeto terapêutico singular com uma família, sendo a nossa com um senhor idoso portador de Câncer de esôfago, classificado como uma prioridade de momento. Para este desenvolveu-se consultas de enfermagem utilizando o método O – ouvir, T – tocar, D – diagnosticar, P – planejar, I – intervir e P – planejar, (OTDPIA). Método este utilizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, fundamentado na teoria de Dorethea Orem, ressaltando a assistência humanizada do paciente e de sua família.
Palavras Chaves: Projeto Terapêutico Singular, Cancer de Esofago, convívio familiar, utilizando consulta de Enfermagem, Integralidade, Dorothea Orem.
1 INTRODUÇÃO
O atual estudo acadêmico, realizado em um Hospital de Criciúma, desenvolvido durante o período de estagio supervisionado na instituição como requisito da disciplina de Integralidade e Saúde Coletiva VI, compreendido do mês de outubro e novembro de 2012. Baseado na recente portaria oficializada:
A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e