PT EM GRUPO SAÚDE PUBLICA
SERVIÇO SOCIAL
GABRIELA oliveira da CRUZ
HILDELI alcantara de oliveira
ROSENILCE dos passos PIMENTEL
RAiZA pEREIRA lima
TIANE BENTES FERREIRA
saúde pública
Castanhal
2014
GABRIELA oliveira da CRUZ
HILDELI alcantara de oliveira
ROSENILCE dos passos PIMENTEL
RAiZA pEREIRA lima
TIANE BENTES FERREIRA
Saúde pública
Trabalho apresentado ao Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Formação Social, historica e política do Brasil; antropologia; acumulação capitalista e desigualdades sociais e metodologia cientifica.
Profs. Gleiton Lima, Giane Albiazzetti, Rosane Malvezzi e Rodrigo Trigueiro.
Castanhal
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
2.1. Mortalidade Infantil no Pará 4
2.2. Equipes de Saúde 5
2.3.Prédios Hospitalares 5
2.4. Programa mais médicos 6
2.5. A Falta de Atendimento 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERENCIAS 9
INTRODUÇÃO
Levantamentos feitos pelo congresso paulista e brasileiro de política médica, entre outras autoridades da área da saúde, detectaram que o sus ( sistema único de saúde ) não vem suprindo às necessidades da população brasileira, pois entre vários problemas encontrados, destacam-se: a falta de médicos; equipamentos; estruturas físicas inadequadas para um atendimento satisfatório e a própria dificuldade em se conseguir o agendamento das consultas, tendo o usuário por inúmeras vezes se submeter a passar em frente aos postos de saúde para garantir a marcação de sua consulta ou exame, com a incerteza de conseguir realizar os mesmos.
Teorias mostram que o SUS ainda é um avançado programa de integração a saúde, porém, na prática vemos às dificuldades encontradas pelos usuários para desfrutar dos serviços oferecidos pelo programa.
Tendo em vista que a saúde pública recebe um investimento de 45% do valor arrecadado pelo PIB ( produto interno bruto ), para