PSOL
Nós iremos falar neste trabalho sobre o partido politico PSOL (partido socialismo e liberdade) que é um partido político brasileiro fundado em julho de 2004. Obteve registro definitivo na Justiça Eleitoral no dia 15 de setembro de 2005. Seu número eleitoral é o 50, suas cores são o vermelho e o amarelo e tem como logotipo principal um sol sorridente desenhado por Ziraldo. Seu espectro político varia entre a esquerda e a extrema esquerda.
Nessa eleição de 2014 o partido PSOL está sendo representado pela candidata à presidente da República Luciana Genro, natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul e tem como vice Jorge Paz.
Agora iremos conhecer a história do PSOL, e logo após iremos vê algumas de suas propostas.
História
A fundação do Partido Socialismo e Liberdade foram capitaneadas por diversos grupos políticos, militantes socialistas e intelectuais de esquerda, logo após a ascensão do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Palácio do Planalto. Com a chegada de Luís Inácio Lula da Silva à presidência, o PT passou a viver um período de muitas tensões internas. Uma parte significativa de seus militantes estavam descontentes com os rumos do governo, pois sinalizava, a cada dia, o abandono do socialismo como horizonte estratégico e a defesa de projetos prejudiciais ao povo brasileiro. O estopim foi à aprovação da Reforma da Previdência do setor público. Este nefasto projeto, sempre combatido pelo PT quando era oposição ao governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi imposto pelo governo Lula como uma de suas prioridades. A então senadora Heloísa Helena e os então deputados federais Luciana Genro, Babá e João Fontes foram expulsos do PT por irem contra a orientação do governo e votarem a favor do povo brasileiro. Sem alternativa política à esquerda que pudesse abrigar os lutadores pelo socialismo, estes