Maturidade Gestão Projetos
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Projetos
ACADÊMICO: Vinicius Locatelli
Estudo Sistemático
AREA DE ATUAÇÃO (TEMA):
Metodologia singular de gestão de projetos: condição suficiente para a maturidade em gestão de projetos?
AUTORES:
Ruy Bouer
Doutorando do Depto. De Eng. Produção – Escola Politécnica da USP
Marly Monteiro de Carvalho
Profa. Dra, do Depto. De Eng. Produção – Escola Politécnica da USP
RESUMO DO ARTIGO:
Comprovar através de um estudo de caso em uma subsidiaria brasileira de uma multinacional do segmento de iluminação se o que a literatura de gestão de projetos afirma sobre o fato de que um dos indicadores vitais para considerar uma organização madura em gerenciamento de projetos é a mesma possuir um modelo de gestão de projetos singular implantada.
ESTUDO DE CASO:
Para realizar a comprovação pretendida pelo artigo, utilizou-se a metodologia conforme o indicado por Yin (1991) que é o estudo de caso. Dividiu-se a pesquisa em duas frentes, a primeira intitulada MEDIC é a pesquisa documental, fonte secundária de dados, através da apresentação e descrição dos aspectos principais da metodologia singular de gerenciamento de projetos adotada e executada pela empresa. A segunda é uma pesquisa de campo, fonte primária de dados, através da aplicação de um questionário baseado no modelo Project Management Maturity Model (PMMM), para avaliar a percepção da gerência das principais áreas da empresa com respeito à maturidade organizacional no gerenciamento de projetos. CONCLUSÃO:
Após os estudos feitos na subsidiaria brasileira de uma multinacional do segmento de iluminação chegou-se a conclusão que a maturidade em gerenciamento de projetos não pode ser medida somente pelo fato da organização ter uma metodologia de gestão singular de projetos, pois, são vários fatores que corroboram para considerar uma corporação madura em gerenciamento de projetos. Podemos citar como exemplos destes fatores a cultura