Estudo de caso Posicionamento
O estudo de caso aborda cinco (5) tópicos centrais para análise do posicionamento competitivo de algumas empresas em relação as oportunidades, exemplificando assim estratégias de marketing efetivas. Segundo o texto a brand equity, ou seja, o valor da marca é construído através de um conjunto de ações de curto prazo que quando planejadas e executadas corretamente geram resultados a longo prazo. Os 5 tópicos analisados foram:
Escolhendo adequadamente os elementos de marca
A cor laranja se tornou uma identificação tão forte do Banco Itaú que o mesmo foi capaz de vincular um anuncio em rede nacional de televisão e ser reconhecido devido a detalhes em laranja presentes no comercial. Sendo assim, verificamos a importância da definição de elementos principais para a percepção dos consumidores.
Posicionando a marca de maneira competitiva O texto citou a entrada da H2O! no mercado brasileiro após pesquisa de mercado da Pepsico demonstrando que no quesito de refrigerantes a mesma era considerada pelos pesquisados como um refrigerante fraco e aguado. Após posicionamento da marca de maneira competitiva a mesma se posicionou em uma nova categoria, o de bebidas levemente gaseificadas, e hoje possui uma fatia considerável desse mercado possuindo um Market share de cerca de 25% do setor de bebidas sem açúcar no Brasil.
Construindo associações positivas na mente do consumidor As associações positivas tratam de grupos de referência que conectam a marca a cultura do consumidor, como por exemplo, a marca Friboi que teve anúncios vinculados em rede nacional de televisão com o ator Tony Ramos, um ator que apresentam um dos melhores níveis de confiança com os telespectadores (pesquisa realizada com cerca de 130 atores em 2013) fortalecendo a confiança do consumidor na marca.
Incrementando a qualidade: co-branding e o efeito spillover Empresas formam parcerias, fusões e aquisições com frequência, porém, parcerias