Estudo de caso-Impacto Ambiental
RELATÓRIO DE ESTUDO DO IMPACTO AMBIENTAL DA PCH – SANTA ROSA
Tubarão
2014
RELATÓRIO DE ESTUDO DO IMPACTO AMBIENTAL DA PCH – SANTA ROSA
Relatório apresentado à disciplina de Ciências do Ambiente,
Do décimo semestre do curso de Engenharia Civil
Tubarão
2014
PCH Santa Rosa
A PCH Santa Rosa está localizada no Rio do Braço do Norte, afluente do Rio Tubarão, na bacia Atlântica Sudeste, Sub-Bacia 84, situada na região sul do estado de Santa Catarina, entre os municípios de Santa Rosa de Lima e Anitápolis.
As obras da PCH Santa Rosa consistem da construção de uma estrutura de barramento em concreto, um sistema de adução formado pela tomada d'água, seguido pela tubulação adutora e conduto forçado bifurcado na chegada à casa de força.
A PCH Santa Rosa conta com a Implementação de duas unidades geradoras do tipo Francis dupla de eixo horizontal com 3,3MW de potência unitária que permitirá a geração de 594,6MWH de energia média anual.
Meio Ambiente
A implantação de uma obra de geração hidrelétrica requer um rigoroso acompanhamento por parte de técnicos da área ambiental (biólogos, engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, etc). A atuação destes profissionais visa inicialmente a prevenção da ocorrência de impactos ambientais durante a obra, através da implantação de ações e medidas adequadas e no tempo correto. Para os impactos inerentes ao processo de construção da usina e que não podem ser evitados, a atuação de tais profissionais ocorre no sentido de minimizá-los ou mitigá-los, ou em alguns casos compensá-los. Fato merecedor de destaque é que a questão ambiental é essencial na concepção, execução, e acompanhamento da operação de um empreendimento hidro energético.
E com a PCH Santa Rosa não foi diferente, sendo que um rigoroso processo de gestão ambiental foi implantado desde o início das obras, contemplando a execução de 16 programas sócio-ambientais:
Programa de