a importancia da leitura
A importância da leitura e sua boa interpretação nos estudos diários
Manaus – Am
Março - 2014
Introdução
O trabalho irá abordar sobre: A importância da leitura e sua boa interpretação nos estudos diários, para uma melhor compreensão.
A importância da leitura e sua boa interpretação nos estudos diários
Apesar do avanço tecnológico observado na área de comunicações, principalmente audiovisuais, nos últimos tempos, ainda é, fundamentalmente, através da leitura que se realiza o processo de transmissão/ aquisição da cultura. Daí a importância capital que se atribui ao ato de ler, enquanto habilidade indispensável, nos cursos de graduação.
As pessoas de um modo geral confundem leitura com a simples decodificação de sinais gráficos, isto é, não estão habituados a encarar a leitura como processo mais abrangente, que envolve o leitor com o autor, não se empenham em prestar atenção, em entender e analisar o que leem. Aprender a ler não é uma tarefa tão simples, pois exige uma postura crítica, sistemática, uma disciplina intelectual por parte do leitor, e esses requisitos básicos que só podem ser adquiridos através da prática.
O processo de ler implica vencer as etapas da decodificação, da intelecção, para se chegar a interpretação, posteriormente, á aplicação. A decodificação é uma necessidade óbvia, tarefa que qualquer pessoa alfabetizada pode empreender; pois consiste apenas na “tradução” dos sinais gráficos em palavras. A intelecção remete à percepção do assunto, ao significado do que foi lido. A interpretação baseia-se na continuidade da “leitura de mundo”, isto é, na apreensão e interpretação das ideias, nas relações entre o texto e o contexto. Vencidas as etapas anteriores, pode o leitor passar à aplicação do conteúdo da leitura, de acordo com os objetivos que se propôs. ”Por meio da leitura, a pessoa desenvolve a criatividade, a