Sustentabilidade ambiental e impactos na hotelaria. estudo de caso: hotel grand hyatt são paulo
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E IMPACTOS NA
HOTELARIA. ESTUDO DE CASO: HOTEL GRAND HYATT SÃO
PAULO
Camilla Cristina Diego1
Carolina Alboreda Paschoal2
Maria do Rosário Rolfsen Salles³
RESUMO
A atividade humana produz muitos resíduos, principalmente lixo proveniente de atividades domésticas, industriais e da construção civil. Tudo que é transformado gera poluentes. Pensar em viver de uma forma ecologicamente correta para algumas pessoas é algo difícil, mas mais difícil do que isso é reconstruir o que o homem destruiu.
Sabendo que os recursos naturais são finitos deve-se preservar os componentes do ecossistema de maneira sustentável. O tema sustentabilidade ambiental está fortemente presente nas atuais discussões corporativas e sociais. A preocupação atinge a todos independentemente de sua classe social, pois algumas conseqüências do desenvolvimento galgado na degradação ambiental pode ser sentido por todos. Pensavase que somente a indústria de bens é quem poluía, porém a indústria de bens e serviços possui sua participação neste contexto. Com isto a pesquisa visa entender os conceitos de sustentabilidade ambiental, suas legislações e sua aplicação na indústria hoteleira.
Contextualiza-se a hotelaria através de uma linha do tempo para entender como se configura o cenário atual, no Brasil. Alguns hotéis são analisados com relação ao que estão fazendo para diminuir os impactos ambientais gerados por sua atividade, e é apresentado um estudo de caso constituído pelo Hotel Grand Hyatt São Paulo e pelas ações do objeto de estudo da pesquisa, o comitê Hyatt Earth. Os resultados apontam
1
Graduanda do 8º. Semestre do Curso de Hotelaria, da Universidade Anhembi Morumbi, SP.
Graduanda do 8º. Semestre do Curso de Hotelaria, da Universidade Anhembi Morumbi, SP.
³ Orientadora, Docente e Pesquisadora, ligada ao Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi
Morumbi, SP.
2
para a eficácia das ações a partir