Mídia - conceito
A mídia origina-se de media, que no Brasil é classificado como meio. Exemplificando, pode-se citar o processo de comunicação onde se inicia com o emissor transmitindo a mensagem para o receptor, necessitando assim de um meio: que é estrategicamente pensado, avaliando o perfil do cliente e o público-alvo a ser atingido.
mí.dia sf (ingl mass media) Propag 1 Veículo ou meio de divulgação da ação publicitária. 2 Seção ou departamento de uma agência de propaganda, que faz as recomendações, estudos, distribuições de anúncios e contato com os veículos (jornais, revistas, rádio, televisão etc.
(Dicionário Michaellis)
A Campanha Política é responsável por levar a imagem que o candidato necessita, por meio de coberturas jornalísticas, eventos e atividades de assessoria política.
Inicialmente, pode-se dizer que um plano de mídia não se faz necessário para uma campanha deste gênero, até chegarmos a conclusão que parte de nossas vidas estão distribuídas por meio destes canais, onde o cotidiano de uma família reflete nas ações políticas que pode-se observar nos jornais, tvs, rádios e outros meios de comunicação de massa.
A televisão como meio de Ação Política
Logo, quando se fala em TV a propaganda televisiva ressalta os olhos, indicando que parte da história do Brasil, se fez com esse meio de comunicação de massa, onde impulsionou as ‘grandes ideias’ e debates dos até então, líderes de opinião.
Neste período, as agências de publicidade começam a ganhar mercado e os profissionais da área se destacam internacionalmente, ganhando 1,3% do PIB em 1973, de acordo com Caparelli. As ações se mostram eficazes, tornando o método do trabalho da propaganda em algo intransferível e pessoal, mostrando que o produto e/ou serviço em questão, é a chave do que implica à necessidade.
A opinião pública se faz importante para a estruturação do governo, e é por isso que em algumas fases do Brasil, houve influência de partidos em tomadas de decisões que eram