Processos de formação de palavras. palavras compostas.
(Com exemplos do livro «Coração de ouro» de António Pato)
Uma pesquisa de:
Mila Milieva
2012
1. Processo de formação de palavras
As palavras são como seres vivos- mudam. Isso torna a língua um fenômeno que acompanha a evolução do homem com a mesma velocidade. Alguns vocábulos saem da língua (arcaísmos), enquanto outros nascem (neologismos) mas há também outros que mudam de significado com o passar do tempo. As palavras da língua portuguesa podem ser formadas, basicamente, por dois processos: derivação e composição.
A derivação é um processo em que a palavra primitiva (1º radical) sofre o acréscimo de afixos. Há cinco tipos de derivação- prefixal, sufixal, parassintética ou parassíntese, regressiva e imprópria.
A composição é um processo de junção de dois ou mais radicais (ou elementos de composição). Existem dois tipos de composição.
• Justaposição: quando não ocorre a alteração fonética (girassol, sexta-feira)- J
• Aglutinação: quando ocorre a alteração fonética, com perda de elementos (pernalta, de perna + alta)- A
Além desses processos, a língua portuguesa também possui outros meios para formação de palavras, como: hibridismo: são palavras compostas, ou derivadas, constituídas por elementos originários de línguas diferentes; onomatopéia: reprodução imitativa de sons; abreviação vocabular: redução da palavra até o limite de sua compreensão; siglas: a formação de siglas utiliza as letras iniciais de uma seqüência de palavras; neologismo: nome dado ao processo de criação de novas palavras, ou para palavras que adquirem um novo significado.
2. Palavra Composta.
A palavra composta é um conceito novo que foi formado pelos dois ou mais vocábulos juntados, que adquiri um novo significado, diferente daquele dos termos isolados. Os vocábulos que constituem a palavra composta podem ser:
* Substantivo + substantivo (couve-flor, carro-dormitório, papel-moeda). Muitas vezes o segundo