GESTÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BAHIA INJETADOS
INTRODUÇÃO: A Gestão Ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase à sustentabilidade, visando o uso de práticas e métodos a fim de reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos naturais. A prática da gestão permite a redução de desperdício de matérias-primas e de recursos escassos. À medida que a sociedade vai se conscientizando da necessidade de se preservar o meio ambiente, as organizações começam a buscar novos meios de desenvolver suas atividades de modo mais racional, tornando-se uma referência no meio em que atua.
JUSTIFICATIVA: Estudando os impactos, podemos entender como eles irão agir sobre o meio ambiente e, posteriormente, avaliar e prevenir seus resultados. Esses estudos servem de base para que a sociedade possa decidir se é viável ou não a realização de determinado empreendimento, além de definir a área geográfica a ser afetada e sugerir medidas ou ações que reduzam os efeitos das ações negativas.
PROBLEMÁTICA: A gestão dos impactos ambientais como ferramenta organizacional contribui para o melhoramento/preservação do meio ambiente?
OBJETIVOS:
Geral: Analisar os impactos ambientais negativos que a matéria-prima e o seu processamento podem causar ao meio ambiente. Específicos:
a) Verificar o tipo de matéria-prima utilizada pela indústria.
b) Verificar se esta causa algum dano ao meio ambiente.
c) Analisar como é feita a seleção do material utilizado.
d) Constatar se há um Gestor Ambiental que oriente nesse processo.
REFERENCIAL TEÓRICO:
Gestão é atividade empreendedora de alguém que está engajado num empreendimento, reconhece viável uma ideia para um negócio, e o leva adiante. O comprometimento com o empreendedorismo leva à inovação, que se nutre na mudança para criar valor (REAL, 2006).
Considera-se Impacto Ambiental qualquer alteração das