Monografia Contabilidade Ambiental
Autor: Jessé Bigois Prof. Viana 1 Introdução
1.1 Antecedentes do Tema
Atualmente as questões de natureza ambiental são os assuntos mais discutidos no meio científico, acadêmico, empresarial, populacional e governamental, tanto nacionalmente como internacionalmente. Certamente, todo esse debate deve-se ao elevado grau de relevância do assunto, pois, será impossível a continuidade da vida no planeta terra se, nós seres humanos, não aprendermos a respeitar a natureza.
De acordo com Andrade e Chiuvite (p. 15, 2004), as agressões à natureza se intensificaram após a Revolução Industrial (século XVIII), quando novos processos produtivos foram descobertos, e a busca por maiores lucros levou o homem a explorar grandes extensões territoriais, sem a mínima preocupação com o meio ambiente, começando a gerar sérios desequilíbrios entre a natureza e o homem.
Segundo da Motta (1995, p. 5), existem evidências que comprovam que a industrialização e a urbanização criaram, e com certeza ainda criam, pressões significativas na base natural de uma economia, por meio da utilização da acelerada dos recursos naturais exauríveis nos processos produtivos e da geração de poluição que degrada o meio ambiente. E os países desenvolvidos alcançaram o seu crescimento em níveis satisfatórios, obviamente, sem considerar os custos das perdas ambientais.
Porém, segundo Andrade e Chiuvite (2004), só foi a partir década de 60, quando Henry Jackson discutiu os riscos e os impactos ambientais no congresso ambientalista dos Estados Unidos, que a humanidade começou a refletir sobre a idéia de proteção ambiental. E isso porque ela passou a entender que a natureza não tem o poder de recuperá-se sempre e que a continuidade da vida no planeta terra estava diretamente ligada a preservação