Sugestoes Para Elaboracao Da Introducao E Conclusao De TCCs
INTRODUÇÃO
Introdução, uma visão geral do estudo
A introdução de um texto acadêmico, técnico ou científico deve dar ao leitor uma visão geral do trabalho. Ao final da leitura o leitor deve ter absoluta clareza sobre o que pode esperar do trabalho. Assim, a introdução tem de responder algumas perguntas fundamentais, que são as seguintes:
Tema - De que o presente texto tratará?
Justificativa - Qual é a justificativa do presente estudo?
Objetivos - Quais são seus objetivos?
Metodologia - Como o autor pesquisou o assunto?
Estrutura - Como o texto está organizado?
O tamanho da introdução deve ser sensato. Não pode ser sucinta demais, a ponto de não dar as indicações necessárias para o leitor. Por outros lado, não faz sentido ter uma introdução que ocupe, digamos, metade do trabalho! É evidente que não há uma medida exata para o tamanho da introdução, mas normalmente pode-se considerar que ela não deva ultrapassar 20% do trabalho. Uma monografia de 30 páginas, por exemplo, deveria ter entre 3 e 6 páginas de introdução.
Seguem algumas sugestões para a redação.
Tema
A introdução deve antes de mais nada dizer do que o texto trata. Isso requer suficiente detalhe, para que o leitor faça idéia adequada sobre o tema. Os seguintes recursos usualmente são úteis na redação:
Comece indicando a situação que tornou o estudo relevante. Por exemplo:
Um dos argumentos usualmente apresentados como justificativa para o abrandamento de medidas de controle ambiental é o de que gastos ambientais reduzem a competitividade dos produtos nacionais frente aos originários de países onde tais controles são inexistentes. Trata- se de uma visão bastante difundida em países em desenvolvimento, usualmente associada à visão de que a questão ambiental é algo artificialmente imposto por países desenvolvidos, sob o lema de que os países ricos