231 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS ESTUDO DE CASO NA CENTRAL DE TRATAMENTO DE RES DUOS S LIDOS 1
Suzana Paula da Silva França¹,Flávia Maria Bezerra de Medeiros ² e Thais Fernanda da Silva Vicente³
¹Faculdade Maurício de Nassau,Recife-PE,srtasuzana@gmail.com
²Instituto de Tecnologia de Pernambuco,Recife-PE,fmbm3@yahoo.com.br
³UniversidadeFederalRural de Pernambuco,Recife-PE,thaisfsv@ig.com.br
Introdução
Nos últimos anos têm se discutido sobre as questões ambientais e seus possíveis impactos. A disposição final dos resíduos sólidos urbanos é hoje um dos maiores problemas enfrentados nas grandes metrópoles, que tende a se agravar devido ao crescente consumo de bens descartáveis.
A preocupação com o gerenciamento dos resíduos vem se consolidando nas empresas, pois estas são cada vez mais pressionadas por consumidores e toda a sociedade civil a adotarem medidas que minimizem os impactos causados pelos produtos finais ao meio ambiente.Uma das formas das empresas mostrarem a preocupação em torno dos problemas ambientais é adequarem suas atividades de acordo com as Normas Internacionais e Nacionais de normatização, objetivando a certificação e reconhecimento, que refletem na imagem da empresa diante do mercado consumidor.
Para questões ambientais a Norma mais requisitada é o compêndio de Normas ABNT NBR ISO 14001:2004 – Sistema de Gestão Ambiental, que permite uma organização desenvolver e implementar a política e objetivos relativos aos aspectos ambientais significativos.Desta forma o objetivo deste estudo foiavaliar e identificar os aspectos e impactos ambientais significativos presentes na Central de Tratamentos de Resíduos de Pernambuco, CTR – PE e apresentar medidas mitigadoras.
Material e Métodos
O presente estudo foi realizado na Central de Tratamento de Resíduos - CTR, em Igarassu – PE, no período de agosto a novembro de 2012. A Central de Tratamento de Resíduos está localizada na margem esquerda da BR – 101 estendendo-se até as proximidades do Rio