Estudo de caso heinz
Unidade Curricular: Estudos de Mercado
Por:
Ana Martins nº21201119
Clara Henriques nº21206907
Maria Rita Sousa nº21207995
Sandro Pombal nº21101211
Estudo de Caso HEINZ
Depois do Estudo de Caso analisado sobre a Heinz foram encontradas 3 variáveis que importa referir: Produto Distribuição Promoção
Foram determinados 3 problemas de marketing: 1.Quota vs. Margem – ou seja, o que é mais importante para o diretor de marketing? O alcance de quota de mercado ou a margem (ou falta dela) tendo em conta que se acredita que não é possível manter a liderança de mercado sem a deterioração de margens; 2.Descontos, continuar a fazer? – verificou-se, depois de haver um série de promoções ao longo do ano, que o consumidor orientava as suas compras apenas para essa atura do ano, porque sabia que a marca iria entrar em promoções; 3.Embalagens vs tamanho – ao desenvolver uma embalagem maior isso faz com que o consumidor se confronte com alguns problemas de conservação do produto, apesar disso, o consumidor continua a comprar embalagens grandes.
Assim sendo, comecemos pela primeira problemática escolhida para análise:
1) Na hora da compra, é determinante para o comprador, adquirir uma marca que tenha promoções?
O nosso estudo seria de natureza predominantemente conclusiva pois pretenderia avaliar qual a perceção de um produto concreto num mercado específico e os resultados obtidos seriam alvo de uma avaliação mensurável e utilizados como contributo para a tomada de decisão final.
A nossa amostra seria de 200 pessoas pois só assim teríamos resultados conclusivos respeitáveis. O perfil do nosso inquirido teria que ser residente nos Estados Unidos da América, ter entre 18 e 50 anos, pode ser homem ou mulher, teria que ser o decisor das compras de mercearia para casa e teria que gostar de ketchup.
Na prática o nosso teste teria este formato:
Fase 1: Pretendemos que o nosso comprador não seja