Desenvolvimento Moral
DESENVOLVIMENTO MORAL
CURITIBA
2013
DESENVOLVIMENTO MORAL
CURITIBA
2013
1 DEFINIÇÃO: Segundo Piaget a moral se define a partir da capacidade de compreensão que a criança adquire, dos valores que a sociedade tem como ideais.
Para Vygotsky(1991), os ideais que são introjetados, tendo como base a ação externa- da sociedade- e interna, ou seja, do próprio indivíduo, são formados ao logo do desenvolvimento infantil,de forma dialética. Assim, o ideal interno e o ideal externo estão em constante movimento e reformulação.
2 A EMERGENCIA DOS SENTIMENTOS MORAIS DE ACORDO COM OS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE PIAGET As crianças no nível sensório motor mostram afeição e noções de gostar ou não gostar, porém as experiências e os eventos passados não podiam ser reconstituídos por não serem representados pela criança. No desenvolvimento pré-operacional, a criança já é capaz de reconstruir seu passado cognitivo e afetivo, apresentando um comportamento mais conciso. Os eventos passados e experiências sendo reconstituídos levam à constituição de um elemento do comportamento presente. O afeto esta menos ligado à experiência imediata e à percepção, no estágio pré-operatório, a criança recorre às suas lembranças para formar uma opinião mais consistente.
A representação e a linguagem permitem que os sentimentos adquiram uma estabilidade e duração que não tinham antes. Os afetos, ao serem representados, duram além da presença dos objetos que os provocou. Esta capacidade para conservar os sentimentos torna possível os sentimentos interpessoais e morais. (Piaget, 1981b, p. 44)
Piaget argumenta que a baseado intercâmbio social é a reciprocidade de atitudes e valores entre as crianças e os outros.
Estas considerações nos levam a ver e gostar de outras pessoas não tanto como consequência do enriquecimento que cada parceiro obtém