Desenvolvimento moral
SGAN 611, Módulo B – Av. L-2 Norte – Fone: (61) 272.1136
Fax: (61) 340.5372 – E-mail: ftbb@ftbb.com.br site: www.ftbb.com.br – 70860-110 – Brasília, DF
Disciplina: Psicologia Geral
Professora: Jane Faria Chagas Ferreira
DESENVOLVIMENTO MORAL
Alunos: Joaquim D. Nogueira
José P. Machado
Marcos Vieira
BRASÍLIA – DF
Maio de 2010
DESENVOLVIMENTO MORAL
A. SOBRE O CONCEITO DE “MORAL E DESENVOLVIMENTO MORAL”
Segundo NERI (2004) etimiologicamente conceito de Ética e Moral tem o mesmo significado. Por um lado, o adjetivo “ético” tem a sua origem no na palavra ethos que significa costume, modo habitual de agir, habito. Por outro, o termo latino “moralis” ou vem da palavra mos= costume. Daí entende-se que ambos os conceitos são sinônimos em seus significados. Entretanto, isto não é uma unanimidade entre autores. Segundo VAZQUEZ (1969), citado por POTTKER (2002), os dois termos tem significados distintos, sendo que a moral é uma forma específica de comportamento humano, dos indivíduos ou grupos sociais. Em inúmeras situações o sujeito tem que escolher entre várias opções de conduta, e geralmente decide baseado em normas estabelecidas, que podem ser explicitadas ou não. A ação está sujeita a um juízo moral, e ambos, ação e juízo, pressupõem normas orientadoras.
A ética está relaciona com os diferentes aspectos da teoria sobre a moral,ou seja, está vinculado a construção teórica dentro das diferentes disciplinas, a exemplo da Filosofia, Psicologia, a Sociologia, Antropologia, História, Economia Política, que contribuem, com seus estudos, para uma análise mais abrangente do comportamento moral.
Em resumo, pode-se dizer que a moral, portanto, está relacionado aos aspectos da vida pratica e pode ser observada, nos diferentes tipos de organização humana, sobre o comportamento e o juízo moral. A ética é a formulação e sistematização do comportamento e juízo moral, que representa o plano teórico da moral