Conceitos Básicos da Sociologia
Max Weber, Karl Marx, Émile Durkheim.
1- “Consciência Coletiva (Durkheim) “Conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria.” (Durkheim, Émile.
A consciência coletiva, segundo Émile Durkheim (sociólogo francês, 1858- 1917), é a força coletiva exercida sobre um indivíduo, que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual está inserido.
2- Fato Social (Durkheim) Consiste em leis, normas ou quaisquer outras regras que obrigam o indivíduo a agir em determinada direção, o que garante a manutenção da ordem social
A transgressão aos fatos sociais implica a punição, logo, eles possuem poder imperativo e coercitivo
A punição pode se dar através do sistema jurídico ou do afastamento social
As nossas ações não são individuais mas sim influenciados pela sociedade
3- Solidariedade (Durkheim)
Mecânica “Primitivas ou “Arcaicas” Os indivíduos compartilham das mesmas noções, valores sociais, crenças e religiões. A correspondência de valores assegura a coesão (união) social. Sociedades Modernas ou “Complexas”
Os indivíduos não compartilham das mesmas noções, valores e crenças sociais, os . interesses individuais são bastante distintos. Os códigos e regras de condutas os direitos e deveres asseguram a coesão social.
4- Anomia (Durkheim). é um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno. A partir do surgimento do Capitalismo, e da tomada da Razão, como forma de explicar o mundo, há um brusco rompimento com valores tradicionais, fortemente ligados à concepção religiosa.
A Modernidade, com seus intensos processos de mudança, não fornece novos valores que preencham os anteriores demolidos, ocasionando uma espécie de vazio de significado no cotidiano de muitos indivíduos. Há um sentimento de se "estar à deriva," participando