Conceitos Basicos De Sociologia
Conceitos Básicos de Sociologia
Aluna: Carolyne Esteves
Professora: Márcia
Ciências Sociais - 1º período
Manaus – AM
Conceitos Básicos De Sociologia
Ação Social – Ação social é um conceito da sociologia e designa de maneira geral toda ação humana que é influenciada pela consciência da situação concreta na qual se realiza e da existência de agentes sociais entre os quais a ação acontece. Max Weber elegeu o conceito de ação social como elemento primordial de sua teoria, definindo-a como a ação com um sentido, uma intenção e um motivo. Distinguiu, de acordo com os possíveis sentidos, as seguintes ações sociais:
Racional: Ação orientada para um fim determinado.
Orientada por valores: Ação que é um fim em si mesma.
Afetiva: Ação motivada pela emotividade de quem a pratica.
Tradicional: Ação que se baseia nos usos e nos costumes sociais.
O conceito de ação social na sociologia remete ao princípio da liberdade e da participação histórica.
Coerção Social – É à força da coletividade e da sociedade sobre a vontade individual. Émile Durkheim percebia de modo tão categórico a importância dessa orientação da sociedade sobre seus membros que chegou a usá-la como elemento definidor de fatos sociais. Para ele, fato social é aquele fenômeno que, sendo exterior ao indivíduo, a ele se impõe de maneira decisiva. Coerção passa a ser a essência da vida social e da oposição entre indivíduo e sociedade e entre natureza e cultura.
Comunicação – Abrange diferentes processos de interação entre os homens, comuns a toda cultura humana e uma das bases para a identificação daquilo que nos distingue dos demais animais. Desses processos, o uso das linguagens é um dos mais importantes, entendendo-se a linguagem como um conjunto organizado e limitado de signos associados segundo um grupo de regras de combinação, determinadas técnicas de expressão que fazem uso de tecnologias da comunicação. Do gesto à palavra, as mais diferentes