Conceitos básicos de sociologia
A palavra sociologia significa “Estudo da Sociedade”, onde “socio” significa sociedade, e “logia” estudo.
Quais foram os pais da Sociologia?
São quatro os principais pensadores clássicos da Sociologia: Marx, Durkheim, Weber e Auguste Comte.
Qual a contribuição de cada um?
Auguste Comte (1798 -1857): Criou o termo Sociologia em 1838, que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem. Ele é considerado o pai da sociologia por ter a sociedade como objeto de estudo. Além da sociologia Positivista, Comte teve como base de estudos as estatísticas sociais e as leis dos três estágios.
Karl Marx (1818-1883): Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista e foi o mais revolucionário pensador sociológico.
Marx foi um defensor do comunismo, pois essa seria a fase final da sociedade humana, alcançada somente a partir de uma revolução proletária, acreditando assim na ideia utópica de uma sociedade igualitária ou socialista.
Émile Durkheim (1858-1917): Foi o fundador da escola francesa de Sociologia, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Ainda sob influência positivista, lutou para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente científica. Durkheim entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte do todo, pois caso contrário ocorrerá anomalias sociais, deteriorando o tecido social.
Max Weber (1864-1920): É o pensador mais recente dentre os três, para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Ele estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a