Análise custo volume lucro
Artigo:
Análise Custo/Volume/Lucro
VIDEIRA SC – AGOSTO/2012
RESUMO Este artigo relata o estudo da Análise de Custos/Volume/Lucro com exemplo de uma empresa de produção de pizzas.
Também são demonstrados as Margens de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Margem de Segurança.
INTRODUÇÃO
Sabe-se que o processo de planejamento empresarial envolve a seleção de objetivos, bem como a definição dos meios para atingir tais objetivos.
Neste sentido, cabe assinalar que a maximização dos lucros constitui o objetivo mais relevante e clássico de qualquer organização empresarial com fins de lucro. Contudo, o lucro é uma variável-resultado, ou seja, é a conseqüência final da gestão empresarial, para qual concorrem muitas outras variáveis tais como receitas, custos, despesas, volume ou nível de atividade etc. Por esta razão, para a alta administração das organizações empresariais, é de vital importância dispor de uma técnica de análise que permita estudar os inter-relacionamentos entre as variáveis acima mencionadas, bem como a influência das mesmas em relação ao lucro.
Tal técnica existe e é conhecida como Análise de Custo-Volume-Lucro (ACVL).
DESENVOLVIMENTO
Análise de Custo-Volume-Lucro (ACVL)
As diversas decisões gerenciais requerem a análise atenta do comportamento de custos e lucros em função das expectativas do volume de vendas. No curto prazo, a maioria dos custos e preços dos produtos da empresa, podem, em geral, serem determinados. A principal incerteza não está relacionada com custos e preços dos produtos, mas com a quantidade que irá ser vendida. A ACVL aponta os efeitos das mudanças nos volumes de vendas na lucratividade da organização.
A ACVL é uma das mais básicas ferramentas de avaliação utilizadas pelos gerentes. Esta análise examina o comportamento das receitas e custos totais, dos resultados das operações decorrentes de mudanças ocorridas nos níveis de saídas