Análise da relação custo-volume-lucro
PÓS-GRADUAÇÃO
ALINE PATRICIA SPOLADOR
ANÁLISE DA RELAÇÃO CUSTO-VOLUME-LUCRO
CAMPO GRANDE - MS
2011
ALINE PATRICIA SPOLADOR
ANÁLISE DA RELAÇÃO CUSTO-VOLUME-LUCRO
Artigo apresentado como exigência para conclusão do Curso de Pós -Graduação Lato Sensu em MBA GESTÃO DE PESSOAS, oferecido pela Universidade Anhanguera – Uniderp sob a orientação do Prof. Antonino Salvatierra.
CAMPO GRANDE – MS
2011
DEDICATÓRIA
Aos
Pais e amigos que me incentivaram e acompanharam essa jornada.
RESUMO
Trabalhar o tema de controladoria não é uma novidade no mundo acadêmico, até porque a mesma tem crescido e se estabelecido muito solidamente no mundo empresarial como a grande aliada daqueles que almejam otimizar seus processos. Pois bem, optou-se nesse trabalho por esmiuçar a estrutura dessa ferramenta organizacional tão utilizada ultimamente, e trabalhar uma dessas partes, com o intuito de aprofundar consideravelmente os conhecimentos, e entender como funciona essa parte estudada, sua contribuição para o sistema como um todo e que tipo de informação estratégica a mesma produz.
A escolha pela análise custo-volume-lucro, se justifica pelo fato de envolver as três principais variáveis a serem controladas por uma organização e que, por conseguinte, podem afetar diretamente na lucratividade do negócio.
Controlá-las, e administrá-las de forma eficaz é o desejo de muitos administradores, e, com a utilização da controladoria isso se faz possível, através justamente da CVL, que é a parte da controladoria onde as informações pertinentes ás variáveis destacadas, serão trabalhadas e analisadas, permitindo ao gestor uma visualização objetiva de qual variável precisa sofrer alterações, sempre com o objetivo de melhorar ou aumentar a lucratividade da empresa.
Palavras-Chave: