Contabilidade Gerencial
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC
Ágatha Christye Yasmin Gomes dos Santos
Contabilidade Gerencial
Análise: Custo x Volume x Lucro
Maceió/AL
Julho de 2015
Análise: Custo x Volume x Lucro
A preocupação das organizações no cenário econômico mundial por ações para maximizar o lucro e reduzir custos faz com que se submetam à elaboração de modelos matemáticos que proporcionem informações gerenciais, assim como, ações rápidas e preventivas para tomada de decisão, buscando sobreviver ao constante crescimento tecnológico e à forte concorrência externa. Logo, procuram procedimentos, técnicas e sistemas de gestão que contribuam para o aperfeiçoamento da administração da empresa. Sistemas estes que estão ligados a dados contábeis, os quais fornecem grande parte das informações estratégicas.
A ferramenta de análise custo/volume/lucro - CVL é um estudo financeiro que relaciona a estrutura de custos ao volume de vendas e lucratividade e fornece ao gestor informações relevantes que contribuem para o processo decisório quanto à administração de preços, diminuição de custos e maximização dos lucros.
Essa análise é baseada em alguns fatores, são eles: Os preços de venda permanecerão constantes para qualquer nível de atividade ou, em outras palavras, não há interdependência entre o preço unitário e o volume de produção. Todos os custos e despesas podem ser decompostos em uma parte fixa e outra variável ou, em outras palavras, qualquer custo e/ou despesa poderá ser classificado como custo ou despesa variável, ou como custo ou despesa fixo.
O montante dos custos fixos permanecerá constante para qualquer nível de atividade, ou seja, os custos fixos totais independem do volume de produção. Assim como o montante dos custos variáveis será diretamente proporcional ao volume de produção ou, em outras palavras, será uma função linear que dependerá apenas do nível de atividade, e poderá ser representado por