Custo lucro e volume
Este trabalho apresenta conceitos de custo, volume e lucro. Visa direcionar estratégias efetivas para incrementar resultados financeiros (Lucro), bem como conhecer aspectos da moderna precificação (formação de preços) visando aumentar margens de contribuição, reduzir ativo circulante e/ou imobilizado, bem como reduzir custos e despesas operacionais.
Contudo, o lucro é uma variável-resultado, ou seja, é a conseqüência final da gestão empresarial, para qual concorrem muitas outras variáveis tais como receitas, custos, despesas, volume ou nível de atividade etc. Por esta razão, para a alta administração das organizações empresariais, é de vital importância dispor de uma técnica de análise que permita estudar os inter-relacionamentos entre as variáveis acima mencionadas, bem como a influência das mesmas em relação ao lucro; Tal técnica existe e é conhecida como Análise de Custo-Volume-Lucro, doravante denotada por ACVL.
CUSTO
Para que as empresas se perpetuem no mercado em que atuam é preciso que tenham lucro, ou seja, que seus custos sejam menores que suas receitas. Desta maneira, torna-se imprescindível que as organizações conheçam sua estrutura de custos, as formas de rateio que melhor se adequam às suas atividades e o ponto de equilíbrio que precisam atingir para obter lucro. A análise de custos baseia-se, fundamentalmente, na identificação dos custos e despesas gerados pelos processos da organização. O trabalho proposto possui o intuito de verificar se, somados, estes gastos são superiores ou inferiores às receitas da empresa, o que se traduz por prejuízo ou lucro do exercício. Estabelecer níveis de produção, determinar a quantidade dos suprimentos que serão utilizados, contratarem o pessoal necessário, entre outros. A linha diagonal representa os pontos em que as vendas são iguais aos custos.
Custos R$
VendasR$
OBJETIVOS
• Identificar o mix dos