Rela es Custo Volume Lucro ponto de equilibrio
Os temas Custo-Volume-Lucro-Custo e Ponto de equilíbrio, por força do envolvimento em decisões de curto e de longo prazo, discutido, na maioria das vezes, separadamente.
No presente estudo busca-se o relacionamento interdependente entre ambos para efeito de decisão nos projetos que envolvem aumento do volume de produção e seus efeitos nos resultados considerando-se a capacidade instalada da empresa e a exigência de sua ampliação em decorrência da nova situação.
Sabe-se que o processo de planejamento empresarial envolve a seleção de objetivos, bem como a definição dos meios para atingir tais objetivos. Neste sentido, cabe assinalar que a maximização dos lucros constitui o objetivo mais relevante e clássico de qualquer organização empresarial com fins de lucro. Contudo, o lucro é uma variável-resultado, ou seja, é a conseqüência final da gestão empresarial, para qual concorrem muitas outras variáveis tais como receitas, custos, despesas, volume ou nível de atividade etc. Por esta razão, para a alta administração das organizações empresariais, é de vital importância dispor de uma técnica de análise que permita estudar os inter-relacionamentos entre as variáveis acima mencionadas, bem como a influência das mesmas em relação ao lucro., Tal técnica existe e é conhecida como Análise de Custo-Volume-Lucro, doravante denotada por ACVLPE. A ACVLPE está baseada numa série de supostos simplificadores, dentre os quais cabe mencionar os seguintes:
a) Os preços de venda permanecerão constantes para qualquer nível de atividade ou, em outras palavras, não há interdependência entre o preço unitário e o volume de produção. Este suposto garante que a receita será uma função linear, que dependerá apenas do volume de vendas e, conseqüentemente, poderá ser representada, graficamente, por uma reta.
b) Todos os custos e despesas podem ser decompostos em uma parte fixa e outra variável ou, em outras palavras, qualquer custo