agenda 21 pessoal
2 – Diminuir consumo de água – Reduzir o tempo no banho, enquanto escovo os dentes, ligar a torneira apenas para o enxágue bucal, em vez de deixar a torneira a ligada durante todo o processo de escovação, a mesma medida pode ser tomada enquanto se lava a louça.
3 – Energia – Reduzir o consumo de energia, desligando a tv sempre não a estiver assistindo, apagar as lâmpadas nos locais desocupados e dar preferência a lâmpadas mais econômicas como as Fluorescente e de led.
4 – Combustível alternativo – Embora o etanol precise de um grande gasto de energia para sua produção, ele é uma fonte de energia renovável e possui baixa emissão de gases poluentes em comparação aos combustíveis fósseis, então acho benéfico substituir a gasolina pelo etanol.
5 – Desperdício – Evitar o desperdício de comida, percebo que uma parte da comida feita em casa é jogada no lixo porque sobra, com um pouco de planejamento esse desperdício poderia ter sido evitado e poderia talvez ir para a mesa de uma família em necessidade.
6 – Alimentação – Procurar comprar e consumir alimentos que não usem agrotóxicos, pesticidas, aditivos químicos ou adubo sintético.
7 – Lixo no lixo – Ao visitar lugares públicos como praças, parques e praias, levar um saco para colocar o próprio lixo, evitando assim o descarte impróprio de lixo que em longo prazo podem causar enchentes na cidade, poluição do solo entre outros problemas graves.
8 – Mais árvores - Plantar árvores é um jeito simples de proteger e apoiar o meio ambiente, a agricultura, o abastecimento de água, o desenvolvimento comunitário e a saúde; não existe pontos negativos ao plantar árvores, quanto mais melhor.
9 – Começar desde cedo – Conscientização ambiental inclusa na educação infantil, desenvolver atividades práticas referentes ao meio