ESTUDO DE CASO HAVAIANAS
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
ESTUDO DE CASO: H. STERN
RAFAEL METZ SCHERER
SÃO LEOPOLDO, 18 DE JUNHO DE 2014
COM BASE NA LEITURA DO CASE E DO VÍDEO DA H. STERN, RESPONDER AS
SEGUINTES QUESTÕES:
1. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE UM PRODUTO E COMUNICAÇÃO LOCAL E
PRODUTO E COMUNICAÇÃO GLOBAL UTILIZADO PELA EMPRESA H. STERN?
Na verdade, após o processo de internacionalização da H. Stern, a comunicação e o produto se tornaram padrão no mundo inteiro. A H. Stern procura se mostrar muito mais como uma marca global, que procura criar jóias modernas, elegantes e universais, do que se declarar de forma incisiva como uma empresa brasileira. A brasilidade da marca está presente nas gemas brasileiras e na sensualidade, maleabilidade e inovação do design.
Entretanto, em alguns países a marca faz parcerias com personalidades importantes locais, como artistas de cinema, cantores e modelos, e também se faz presente com parcerias em eventos de luxo locais. Tudo isso para a marca conseguir a identificação com o consumidor local.
2. QUAL A ESTRATÉGIA DA H. STERN PARA SEUS COMPOSTOS DE PRODUTO E
COMUNICAÇÃO?
Buscar na arte da música, encenação, dança e cenários, o design de seus produtos. Para a comunição faz parcerias com ícones chaves destes segmentos para divulgar sua marca e produto.
3. QUAIS AS ESTRATÉGIAS DE PRODUTO UTILIZADAS PELA H. STERN PARA SE
DIFERENCIAR NO MERCADO INTERNACIONAL, QUANTO À PADRONIZAÇÃO
OU ADAPTAÇÃO DE SEUS PRODUTOS?
Além de a H. Stern ter buscado a inspiração de muitos produtos no mundo artístico, a criação das jóias de design foi o primeiro passo em direção a um novo posicionamento da joalheria, definitivo para o reposicionamento global da empresa.
Roberto Stern, filho de Hans, é o principal executivo por trás da “Nova Era da H.
Stern”, iniciada em 1995. Na sua visão, antes as pedras eram o aspecto mais importante da jóia, porém, nos dias de hoje, a criação de valor e diferenciação do produto são