ESTUDO DE CASO HAVAIANA
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
ESTUDO DE CASO: HAVAIANAS
RAFAEL METZ SCHERER
SÃO LEOPOLDO, 25 DE MAIO DE 2014
1. QUAL A PRINCIPAL AÇÃO DA ALPARGATAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE SUA
MARCA?
A principal ação da Alpargatas para a consolidação de sua marca foi alterar o modo que as Havainas eram abordadas. Ou seja, em 1994, as sandálias deixaram de ser tratadas pela empresa como meras commodities – quando todo o foco estava na redução dos custos de produção – e começaram a receber investimentos que lhes confeririam um valor agregado cada vez maior. A marca passou a ser gerenciada de modo “agressivo” e, assim, teve seu ciclo de vida prolongado indefinidamente.
2. DENTRE AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO
(4PS), QUAL P FOI ESTRATÉGICO NA INSERÇÃO INTERNACIONAL DA
ALPARGATAS?
O “P” estratégico foi o de promoção, pois em 2001 investiu na divulgação do produto e da marca em um evento famoso e muito chique da França, um dos países mais bem visto no mundo da moda. A partir daí, a exportação das sandálias decolaram.
3. QUAL A RELAÇÃO DA MARCA BRASIL COM A FORMA DE COMUNICAÇÃO
USADA PELA MARCA HAVAIANAS?
A relação é estampar nos chinelos Havaianas as experiências únicas vividas somente no Brasil, remetendo sonhos aos usuários de estar em um look fashion e despojado, que combinam facilmente o ambiente sério de uma cidade com o ambiente descontraído de uma praia.
4. QUAIS
FORAM
AS
FORMAS
DE
COMUNICAÇÃO
ADOTADAS
PELA
ALPARGATAS NO MERCADO INTERNO E EXTERNO?
As formas adotadas foram: distribuição e exposição do produto em eventos famosos da moda, parcerias com revistas teens, propagandas televisivas, vitrines de boutiques, displays interativos em lojas, embalagens e mídia eletrônica (internet).
5. QUAIS FORAM AS ESTRATÉGIAS DA ALPARGATAS PARA DAR CREDIBILIDADE A
SUA COMUNICAÇÃO NO MERCADO INTERNO? E A UTILIZADA NO MERCADO
INTERNACIONAL FOI SEMELHANTE?
Ambas as estratégias para dar credibilidade a