Estudo de caso havaianas
ATIVIDADE PARA COMPOR A NOTA DA SEGUNDA AVALIAÇÃO
Questões Referentes ao Estudo de Caso
Observação: Para responder as questões abaixo, os alunos devem também acessar o site www.havaianas.com.br , como material de apoio.
1) Descreva os três níveis do produto (benefício central, produto básico e ampliado) da sandália “Havaianas”.
Benefício Central: Produto brasileiro, baixo custo, resistente e confortável.
Produto Básico: Apenas calçar o cliente com a “branquinha de tiras azuis”.
Produto Ampliado: Não deformam, não tem cheiro e não soltam as tiras. São as legítimas.
2) De acordo com os dados apresentados no texto, identifique e descreva as fases do clico de vida das Havaianas, desde seu desenvolvimento até o estágio atual.
FASE DE INTRODUÇÃO
Baseando-se na antiga sandália japonesa feita de madeira lascada com palha de arroz, foram feitas as Havaianas do Brasil em 14 de junho de 1962. Produto nacional, natural, feito de borracha, com alta durabilidade e conforto. Iniciando seu ciclo com as branquinhas de tiras azuis.
FASE DE CRESCIMENTO
Rapidamente a sandália popularizou-se, sua produção atingiu mais de mil pares por dia em menos de um ano. Em pouco tempo apareceram modelos genéricos imitando, porém a qualidade das originais não desapontavam, “as únicas que não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras”.
Em trinta anos a sandália que era vendida quase que na sua totalidade em pequenos mercados de bairros eram consumidas por uma classe desfavorecida. Criando-se o paradigma que “Havaianas era chinelo de pobre”.
FASE DE MATURIDADE
Para mudar sua imagem perante o mercado e aumentar suas vendas, era preciso uma nova estratégia. Em 1994 uma nova versão foi lançada, as monocromáticas havaianas Top, com cores fortes e um pouco mais altas no calcanhar. Com um preço mais elevado que as tradicionais e grandes investimentos publicitários com artistas