Estudo de Caso : "GOOGLE OXYGEN"
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Alexsandro Tavares Sarlo
Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso
Campos dos Goytacazes
2015
Estudo de Caso : "GOOGLE OXYGEN"
REFERÊNCIA:
1. Farhad Manjoo, “HowGoogle Became Such a Great Place to Work”, Slate.com, 21 de janeiro de 2013, disponível em , acessado em 22 de março de 2013
2. Apresentação Google, “Project Oxygen: Investigating Why Managers MAtter & What our Best Managers Do”, Análise de pessoal/Laboratório dePessoal e Inovação, janeiro de 2010, página 4.
3. Ibid. Página 8.
4. GARVIN, David A.; WAGONFELD, AlisonBerkley; KIND, Liz. Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?. Boston, Harvard Business School.
Caso de Uso (Projeto Oxigênio)
A iniciativa Oxigênio teve seu inicio com busca à resposta da seguinte pergunta: “Gerentes são importantes?” que tornou-se uma longa pesquisa, criando um programa motivacional, para melhorar a qualidade e desempenho de seus gerentes.
O grande sucesso do projeto Oxigênio contribuiu para que Laszlo Bock, vice-presidente sênior,operações de pessoas, considerasse “uma revolução no gerenciamento de pessoal do Google”.
O Projeto Oxigênio partiu de algumas constatações básicas. São três os motivos que – isoladamente ou combinados – costumam fazer uma pessoa abandonar o emprego. O primeiro ocorre quando o funcionário não se sente conectado à missão da empresa, ou quando não vê importância naquilo que executa. O segundo, quando o empregado não gosta dos seus colegas ou não os admira. A terceira causa da saída é um chefe ruim – e esta é a variável de maior peso.
O Google, que realiza testes de performance a cada trimestre, em vez de apenas uma vez ao ano, percebia grandes oscilações nas notas que os funcionários davam aos seus superiores.
A companhia descobriu, então, que a influência que o gestor tem sobre o desempenho dos funcionários e sobre a