desedentação animal
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DESSEDENTAÇÃO ANIMAL
_______________________________________________________________
André Alves da Rocha
Bruno Henrique Tuchlinowicz
Giordanno Bruno Zanella
Priscila Soraia da Conceição
Resumo:
Objetivo: Analisar os estudos que abordaram o tema dessedentação animal e interferência da qualidade da água na produtividade e qualidade de vida dos animais.
Métodos: Conduziu-se uma pesquisa nas bases SciELO e Google acadêmico com os termos “dessedentação animal e interferência da qualidade da água na produtividade e qualidade de vida dos animais.” Conduziu-se também uma busca para trabalhos publicados, em português até outubro de 2014 que abordaram o tema.
Resultados: Foram analisados vários trabalhos, mas utilizados apenas 3 artigos para a realização dos estudos, onde um representava verificação e quantificação a presença de Coliformes totais e fecais assim como sua relação aos valores de oxigênio dissolvido. O segundo artigo refere-se a contaminação através de dejetos dos animais nas águas, contribuindo para a eutrofização, está associado a altas temperaturas, longos períodos de estiagem, que ocasionam elevação na quantidade de nutrientes. A eutrofização com intenso crescimento biológico acaba desenvolvendo fitoplânctons, geralmente, as cianobactérias. O objetivo desse estudo foi o verificar a ocorrência de cianobactérias patogênicas em água de dessedentação bovina e descrever alguns parâmetros físico-químicos (pH, temperatura e oxigênio dissolvido) da água nos locais de coleta das amostras.O terceiro artigo relata um caso de surto de Botulismo em sete fazendas localizadas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.Foram registradas as taxas de mortalidade bem como os dados clínico-patológicos, epidemiológicos e/ou laboratoriais, possivelmente assoiado à ingestão de água contaminada com toxina botulínica.