2 - A importância da qualidade da água na avicultura
Acadêmico de Zootecnia – Universidade Estadual de Maringá
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA
NA AVICULTURA
MARINGÁ, JULHO/2014
A importância da qualidade da água na avicultura
Na avicultura a água deve ter importância semelhante aos principais fatores, como alimentação, instalações e manejo. Isso se deve ao fato da alta exigência de água demandada pelas aves de produção, sendo que entre 65% a 75% da sua composição provém dessa substância.
A água é fundamental para regulação da temperatura corporal, participação nos processos de digestão, metabolismo, respiração e eliminação fecal, além de contribuir na formação dos ovos. Portanto, é substância essencial para o desenvolvimento e bem-estar das aves, mas também é considerada como um insumo utilizado para limpeza, controle térmico ambiental e desinfecção de equipamentos e instalações.
É comum dar mais importância para a nutrição fornecida às aves do que a água oferecida, embora esta seja a necessidade fisiológica mais crítica logo após o oxigênio, e embora a dieta de uma ave seja apenas água e ração, o consumo líquido é aproximadamente o dobro do consumo sólido. Portanto é de fundamental que a água seja racionalmente utilizada, de boa qualidade física, química e microbiológica.
A água é o nutriente mais importante para a vida. Diferente de outros nutrientes, onde uma deficiência poderia resultar em apenas uma queda no desempenho, uma falha no fornecimento de água pode levar a graves consequências, levando, em casos extremos, até à morte.
Nos últimos anos muito se tem publicado sobre a qualidade da água na dessedentação de animais produzidos com finalidade de alimentação humana.
Os resultados já estão sendo colhidos por empresas que adotaram simples processos de desinfecção como uma das fases de tratamento e controle destes sistemas. Entretanto, o grande número de artigos, trabalhos e divulgações não têm contribuído com as