Avicultura de corte
CURSO: Engenharia Ambiental.
Resumo – Este trabalho visa fornecer as informações necessárias para “Produção mais Limpa” no setor da avicultura, pois o processo constitui de fontes de poluição elevada, devido aos efluentes gerados. Foram descritos os processos de reaproveitamento, fazendo o correto gerenciamento das carcaças, vísceras, dentre outros, que são utilizados em graxarias, unidades relacionadas à fabricação de ração de animais. Também, cita-se a biodigestão de excrementos e da cama de frango como fonte de energia. A aplicação destes processos na avicultura de corte além de reduzir custos tem como alternativa a minimização os impactos ambientais.
Palavras-chaves: Avicultura, Resíduos, Tratamento. 1. Introdução
O consumo de carne de frango vem sofrendo um vertiginoso aumento nos últimos anos. Este crescimento vem ocorrendo devido á incorporação do frango em dietas e principalmente ao seu preço mais acessível.
A avicultura de corte é basicamente, a técnica que consiste na engorda de animais, a fim de utilizá-los para o abatimento. Esta atividade gera vários resíduos, como os excrementos dos frangos, carcaças, vísceras, tripas, sangue dos animais, dentre outros. Esses resíduos têm repercussões na qualidade de vida da população e por isso requerem atenção e tratamentos adequados.
Atualmente, é possível perceber ensejos em todo o Brasil, na perspectiva de tornar a produção em conformidade com os princípios da sustentabilidade. Como exemplo, um projeto pioneiro está sendo implantado na região de Maringá, norte do Paraná, no qual visa utilizar todos os subprodutos do frango (penas, ossos, sangue e vísceras) processados, para a produção de óleo e farinha, bases para a ração animal com o objetivo de neutralizar os impactos ambientais da atividade, minimizando os resíduos que retornam ao meio ambiente.
As empresas têm sido impulsionadas pela preocupação