avicultura de corte
Avicultura é a criação de aves para produção de alimentos, especificamente, carne no caso da avicultura de corte. Entre as espécies mais criadas encontra-se o frango e em menor escala as espécies de patos, perus, avestruzes etc.
No Brasil o desenvolvimento dessa atividade ocorreu a partir do final da década de 1950, nos estados da Região Sudeste, principalmente em São Paulo. Desde o inicio da produção de frangos de corte no Brasil, a cadeia produtiva modernizou-se, devido à necessidade de redução de custos e aumento de produtividade, tentando com isso não perder competitividade em nível mundial.
Como conseqüência, tem sido uma das mais organizadas do mundo, destacando-se das demais criações pelos resultados alcançados não só em produtividade e volume de abate, como também no desempenho econômico, onde têm contribuído de forma significativa para a economia do Brasil. Outro fator favorável à criação de frango no Brasil é a alta produção interna de grãos como o milho, que servem de alimento para o plantel. Além da Sadia, destacam-se internacionalmente marcas como Perdigão e Seara. Em 2009 as duas maiores empresas do país Sadia e Perdigão fizeram uma fusão o que originou a Brasil Foods.
Para a instalação de uma granja de corte, alguns aspectos devem ser analisados e algumas recomendações devem ser respeitadas para o sucesso da atividade, como por exemplo: local da implantação, aspectos climáticos como o clima, ventos, mercado consumidor, acesso ao local, mão-de-obra, investimentos na infra-estrutura, cuidados com a saúde, alimento do plantel, acesso a água potável entre outros.
2. PLANEJAMENTO
2.1. Aspectos Agro e Zooecológicos
As questões ambientais relacionadas a essa atividade tomam uma importância ainda maior, devido a exigência de um desenvolvimento produtivo com qualidade nutricional e ambiental, principalmente, pelos consumidores. Essas questões ambientais atualmente passam a ser parte integrante do manejo cotidiano. Com isso, antes da