avicultura de corte
Avicultura no Brasil
Dentro do complexo brasileiro de carnes, a avicultura constitui-se na atividade mais dinâmica. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu a partir do final da década de 50, nos Estados do Sudeste, principalmente, em São Paulo. Posteriormente, na década de 70, período em que houve profunda reorganização do complexo de carnes no Brasil, a atividade se deslocou para a região Sul.
O Brasil tem sido competente tanto na produção como na conquista do mercado exterior. A avicultura se consolidou no Brasil graças a fatores como o clima favorável, a expansão da cultura da soja, do milho e a boa receptividade do consumidor ao produto.
Diferentes tipos de Sistemas de produção
No sistema de integração: o integrador é o único responsável pelas decisões operacionais; o integrado executa os trabalhos segundo o acordo estabelecido entre ambos e aceita todas as orientações técnicas repassadas pelo integrador. Por meio deste sistema, o integrador garante uma renda mínima para o integrado, de acordo com o desempenho da criação.
Sistema cooperativo: o criador participa da organização e das decisões, correndo todos os riscos de um eventual fracasso das operações. Os insumos são repassados aos cooperados, pelo custo, além disso, são consideradas também as despesas administrativas e técnicas.
Sistema independente: o produtor é responsável por todo o processo de produção do frango e por toda e qualquer decisão, assumindo todos os riscos envolvidos nas operações. A produção independente de frangos de corte tende a desaparecer, por ser um sistema administrativamente pesado para o produtor.
Vazio Sanitário
Todos os pintinhos entram, de uma só vez, no aviário, com um dia de abate, e dele também saem, ao mesmo tempo, na época do abate. Esse esquema atende a razões de ordem veterinária, pois ele dificulta a propagação de microrganismos de plantéis mais velhos para os recém-chegados.
Limpeza no vazio sanitário:
-Vassoura de fogo