Prova sobre Fernando Pessoa
Enem - Simulado 5
Profª Fernanda Pessoa
Profº Darlan Moutinho
①
Leia o texto, analise as figuras e responda à questão:
Forjam as primeiras lascas de aço
ANDRADE, Oswald de. Oswald de Andrade.
Nesse texto, a voz poética:
A) destaca a metalurgia como força propulsora do progresso nacional;
B) descreve, com riqueza de detalhes, o processo de refinação do aço;
C) sugere que, para o lucro de algumas pessoas, há sempre o sacrifício de outras; D) mostra a funcionalidade dos insumos na produção de determinados bens ou serviços;
E) revela-se capaz de transformar em poesia elementos tradicionalmente considerados antipoéticos.
Escrevo neste instante com algum prévio pudor por vos estar invadindo com tal narrativa tão exterior e explícita. De onde no entanto até sangue arfante de tão vivo de vida poderá quem sabe escorrer e logo se coagular em cubos de geleia trêmula. Será essa história um dia o meu coágulo? Que sei eu. Se há veracidade nela – e é claro que a história é verdadeira embora inventada – que cada um a reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro – existe a quem falte o delicado essencial.
Como é que sei tudo o que vai se seguir e que ainda o desconheço, já que nunca o vivi? É que numa rua do Rio de Janeiro peguei no ar de relance o sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina. Sem falar que eu em menino me criei no Nordeste. Também sei das coisas por estar vivendo.
Quem vive sabe, mesmo sem saber que sabe. Assim é que os senhores sabem mais do que imaginam e estão fingindo de sonsos.
Proponho-me a que não seja complexo o que escreverei, embora obrigado a usar as palavras que vos sustentam. A história – determino com falso livre arbítrio – vai ter uns sete personagens e eu sou um dos mais importantes deles, é claro. Eu Rodrigo S. M. Relato antigo, este, pois não quero ser modernoso e inventar