Estudo de caso: dilema ético na demissão de um vendedor
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA – FATEC
TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS
FUNDAMENTOS EM GESTÃO DE PESSOAS
ESTUDO DE CASO: DILEMA ÉTICO NA DEMISSÃO DE UM VENDEDOR
BRUNO DURRER
FELIPE FURLANETO DE SOUSA
MARIANA JAOUDE
PIRACICABA
MARÇO/2012
1. Discuta a responsabilidade de Carlos ao repassar a decisão de análise de um vendedor com problema para uma nova gerência que começava a atuar na região;
É comum no início uma nova gerencia lhe dar com algumas deficiências ou problemas. Carlos passou a responsabilidade para Pereira que, além de acreditar em seu talento como profissional, analisou seu comportamento como líder diante de um difícil cenário com a nova equipe. Certamente Carlos acreditava no novo gerente e isso concretizou o fato, diante de suas atitudes.
2. Se tu estivesses no lugar de Pereira, como teria agido em relação à proposta inicial de Carlos de demitir imediatamente o vendedor? Não teria Pereira errado ao assumir para si o risco dessa decisão, podendo alegar que a escolha era de Carlos e que não cabia a ele discutir?
A atitude de Pereira foi a mais correta. Diretores estão presentes para orientar os gerentes e assim por diante na escala hierárquica. Porém, um gerente tem como fundamento a resolução de problemas, agindo com orientações externas e reservando a decisão final pela própria habilidade de análise do fato, obtendo conhecimento e autonomia suficiente para escolher o melhor caminho para a empresa, e por seus diversos méritos, Pereira decidiu pessoalmente cuidar do caso de Inácio que mesmo com histórico de um bom profissional, o mesmo apresentou uma recente queda de produtividade, então antes de simplesmente demitir o funcionário, buscou solucionar o problema. Nessa perspectiva, Pereira seria desnecessário na empresa seguindo à risca ordens superiores sem verificar o que realmente acontece.
3. Qual seria sua decisão em relação ao vendedor Inácio?
Acompanharia o