Estudo de caso
DILEMA ÉTICO NA DEMISSÃO DE UM VENDEDOR
1-Discuta a responsabilidade de Carlos ao repassar a decisão de análise de um vendedor com problema para uma nova gerência que começava a atuar na região;
Carlos com certeza nessa situação precisava repassar o que no momento estava sendo um problema naquela região; para a nova gerência iniciar a analise até mesmo dos pontos fracos na região;até para que que Pereira iniciasse uma analise porque quando há um funcionário com problema no grupo, todos podem ser prejudicados ou pior contagiados com comportamento de funcionários com baixa produtividade como estava sendo o caso do Inácio poderia gerar reflexos negativos na equipe e na corporação podendo reduzir a produtividade e a motivação de todos, e a equipe pode julgar mal o trabalho do chefe que não faz nada a respeito. Cada funcionário espera que o gestor seja capaz de planejar, dividir e cobrar as tarefas por esses motivos também Calos repassa o problema para Pereira que gerenciaria a região.
2. Se tu estivesses no lugar de Pereira, como teria agido em relação à proposta inicial de Carlos de demitir imediatamente o vendedor? Não teria Pereira errado ao assumir para si o risco dessa decisão, podendo alegar que a escolha era de Carlos e que não cabia a ele discutir?
No lugar de Pereira teria uma iniciativa igual. Iria pedir autorização para se ter uma conversa propondo um acordo de expectativas, negociando prazos, postura e volume de trabalho. Como se fosse uma “última chance”. Se ele não melhorar ou se esforçar, é hora de pensar em uma transferência de departamento ou demissão. A demissão deve ser encarada como a última alternativa. No momento em que Pereira assumiu riscos com razões porque o ideal é chamar o funcionário para uma conversa, assim o chefe pode dizer o que espera dele e ouvir as suas justificativas . Pode ser uma pessoa que sempre deu bons resultados e apenas está num mau momento.
3-Qual seria sua decisão em relação ao vendedor Inácio?