estudo de caso
1. Discuta a responsabilidade de Carlos ao repassar a decisão de análise de um vendedor com problema para uma nova gerência que começava a atuar na região.
Carlos quando se encontra com Pereira, repassa todos os problemas encontrados e descreve a situação de um vendedor em específico: Inácio. Como o mesmo não apresentava resultados satisfatórios do qual a empresa precisava para a região, Carlos considerava que deveria ser demitido. Entretanto, não considerou o porquê do comportamento de Inácio.
Pereira, que assumia o novo cargo, queria verificar qual era a situação real do vendedor e, a partir de suas análises, tentar ajudar a superar os desafios. Pois, Pereira acreditava em Inácio como um profissional competente e estava disposto a ajudá-lo. Ou seja, a responsabilidade de Carlos por tomar tal decisão estava voltada aos lucros da empresa, e precisava ser passado para o novo gerente.
2. Se tu estivesses no lugar de Pereira, como teria agido em relação à proposta inicial de Carlos de demitir imediatamente o vendedor? Não teria Pereira errado ao assumir para si o risco dessa decisão, podendo alegar que a escolha era de Carlos e que não cabia a ele discutir?
Em relação a proposta inicial de Carlos, se considerarmos apenas os números a decisão correta seria demiti-lo. Mas, estamos lidando com pessoas e, um bom gestor da empresa não deve demitir as pessoas sem dar uma chance a ela fazer melhor, principalmente quando é notória sua competência naquilo que faz. Acreditamos que a decisão do Pereira tenha sido correta, pois dessa forma ele conseguiria criar um vínculo de confiança com o vendedor e ao mesmo tempo isso se refletiria a todos, podendo gerar união no setor e aumentar ainda mais os lucros.
3. Qual seria sua decisão em relação ao vendedor Inácio?
Chamaríamos para conversar e lhe daria uma chance (assim como Pereira), se Inácio não aproveitou essa chance e continuou decaindo,