A evolução dos tablets
Antes de falar sobre a evolução dos tablets, precisamos saber que o computador nasceu no final da década de 70 e ele ocupava prédios inteiros, mas graças a Steve Jobs e Steve Wozniak, não demorou muito para que pouco tempo depois o primeiro “computador pessoal” chegasse ao mercado.
Na época foi uma revolução que mudou a história, e olha que naquele tempo a mobilidade já era um sonho de consumo de todo mundo.
A partir de então a morte do computador pessoal, já estava anunciada, os Smartphones, notebooks, e tablets estavam para chegar, e tudo foi acontecendo muito mais rápido do que as pessoas esperavam.
Foi em 27/01/2010 que a Apple reinventou o tablet lançando o primeiro iPad, em um mercado até então “sem concorrência”.
“A tecnologia sozinha não é o bastante, é a tecnologia casada com as artes, as ciências humanas que nos dá o resultado que alegra nossos corações. E em nenhuma área isso é mais verdade que na dos dispositivos Pós-PC.“ Steve Jobs
1-Apple Graphics Tablet 1979
Talvez o primeiro conceito do que é hoje o iPad, a Apple já trabalhava duro para alcançar o sucesso conquistado hoje.
2-O início de tudo: Dynabook
Alan Kay
Mas foi Alan Kay, cientista da computação norte-americano, o primeiro a propor a ideia de um computador em formato tablet. Pioneiro em áreas como interfaces gráficas e programação, em 1968, descreveu o conceito do Dynabook, um “computador pessoal para crianças de todas as idades”.
3-Bashful – “O anão Dengoso da Apple“
Em 1983, a Apple contratou uma empresa chamada Frog Design para dar vida ao conceito de um tablet computer. O protótipo foi apelidado de “Bashful” (“Dengoso”), em referência ao projeto Snow White (“Branca de Neve”), uma nova identidade visual que estava sendo desenvolvida para os produtos da Apple e que chegou ao mercado em 1984 com o Apple IIc.
4-GRiDpad Pen Computer
O primeiro “tablet” como atualmente conhecemos a chegar ao mercado foi o GRiDpad Pen Computer, da norte-americana GRiD