Educação Digital
“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLES”
Manaus
2014
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA-APS
“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLES”
Trabalho solicitado para somatório da nota da np2 do curso de Pedagogia do 2º período da disciplina de Atividade Pratica Supervisionada-APS da Profª Vânia.
Manaus 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. METODOLOGIA 5
3. O ANUNCIO DO MINISTRO MERCADANTE 5
4. PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) 5
5. UTILIZAÇÃO DO TABLET PELO PROFESSOR 6
6. A INCLUSÃO DIGITAL, A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 7
7. SUPERANDO AS DIFICULDADES: ESTRATÉGIA E SOLUÇÕES 8
8. CONCLUSÃO 9
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo da inserção do tablet em escolas públicas a partir do projeto Educação Digital anunciado pelo ministro Mercadante. A pesquisa foi realizada no dia 30/09/2014 na Escola Estadual Tiradentes, no Bairro Petrópolis, da Cidade de Manaus-AM, tendo como apoio de pesquisa professora Marelene de língua português do Ensino Fundamental II que receberam a ferramenta. Onde entrevistamos sobre o processo de inserção do tablet, a fim de verificar as formas de apropriação da ferramenta, as possibilidades pedagógicas e as estratégias para superação das dificuldades encontradas. O uso do tablet possibilitou em partes o suporte para o trabalho do professor. E as análises demandam novas discussões acerca da inclusão digital de professores através da inserção das tecnologias na escola, mas especialmente a partir da formação continuada dos professores em tecnologias educacionais.
Para o ministro Mercadante, o mundo evolui em direção a uma sociedade do conhecimento e a escola tem que acompanhar esse processo. “E muito importante que a