Estudo de caso de turnover
Turn over na indústria de fiação
Caso:
Sobre o caso da indústria no período Taylorista aproximado ao ano de 1923, foi possível identificar um erro na produção ocasionado pela fadiga dos funcionários da empresa o que atrasava o trabalho, diminuía a produção e pela especialização de cada funcionário como único fazia com que o rodízio e mudança de posição tornar-se muito difícil.
Durante o período em que vingava o Taylorismo, foram trocadas as experiências empíricas pelas testadas cientificamente e também foi testada a possibilidade de dar mais responsabilidade ao trabalhador no sentido de aumentar sua disciplina perante a empresa e sua especialização.
Solução:
A possível solução, proposta pelo grupo, é parecida com a anteriormente feita por Elton Mayo na Experiência de Hawthorne dando origem a hoje conhecida como Teoria das Relações Humanas. Para a Indústria aumentar os salários e diminuir as horas de trabalho, eram objetivos que ela só poderia alcançar com a utilização de um sistema em que a fadiga dos funcionários diminuísse, a produção aumentasse em consequência os lucros da empresa subiriam.
Portanto, a nossa proposta é:
- Implementação da rotatividade de pessoal (Em via de diminuir a fadiga dos funcionários).
- Diminuição da hora de trabalho por funcionário (Idem).
- Formação de grupos informais através de um sistema de seleção em que suas características física-mentais devem ser analisadas para uma melhor análise e agrupamento.
- Utilizar um sistema de cotas em que sempre que os funcionários a alcançarem o que passar será dividido como gratificação àqueles que trabalharam pelo bem da mesma.
- Assim como gratificar devemos utilizar de uma punição caso não chegue à cota (para que a empresa não tenha prejuízos) e que seja feito ao grupo no todo (obrigando-os a estarem em união para alcançar seus objetivos – a cota).
Justificativa:
O estudo ético aponta que o ser